quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Organização da sala de aula


De acordo com Vygotsky (1994, p. 11), o meio em que a criança vive e a relação que a criança estabelece com ele é fator do desenvolvimento da personalidade e das qualidades específicas humanas como fonte dessas qualidades, pois no desenvolvimento da criança, aquilo que é possível conquistar ao final como resultado do processo de desenvolvimento, já está presente no meio desde o início. 

A organização da sala reflete nossa maneira de pensar e de trabalhar.
Não depende apenas da professora, mas também do interesse dos alunos, que irão desenvolver as atitudes e os cuidados com a sala.

Algumas ideias:

Roda de conversa: Usar o chão da sala, pátio, parque e árvore. Se necessário, forrar com tapetes ou esteiras.
Cantinho de leitura: Usar livros, revistas, gibis, jornais, folhetos, etc. Os alunos aprendem a usar os materiais de sua preferência e com cuidado. A leitura deve ser planejada e o lugar deve ser calmo e aconchegante.
Cantinho de dramatização: Usar um baú com, chapéus, óculos, fantasias, perucas, máscaras,bijuterias, etc. Se tiver um espelho fica melhor ainda a brincadeira.

Cantinho da música: Pode ser um aparelho de som, uma prateleira ou caixa com instrumentos diversos (bandinha). Esses instrumentos podem ser confeccionados. A atividade deve ser planejada, assim, os alunos aprendem a usar os materiais de sua preferência e com cuidado.

Cantinho dos jogos:  Usar quebra cabeça, jogos de encaixe, dominó, jogo da memória, boliche, etc. Caso a escola não tenha, eles podem ser confeccionados com sucatas, EVA, cartolina, etc.

Logo mais publicarei idéias para os cantinhos...
Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário